Locais para casamentos pequenos e o estilo vintage

By | February 26, 2015

Hoje vamos falar-lhe de duas tendências que estão na moda e são actualmente muito procuradas entre os noivos: os casamentos pequenos e os casamentos de estilo vintage. E vamos ver como as duas combinam tão bem!

Com efeito, os locais para casamentos pequenos são perfeitos para a celebração de festas de um estilo que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos entre os noivos portugueses e que nos remete ao glamour dos tempos mais antigos: o vintage.

Esta tendência vintage recupera as melhores características dos anos 20 até aos anos 70, tendo proliferado em diferentes áreas da sociedade e, em particular, no âmbito dos casamentos.

Aliás, este interesse pelo antigo tem vindo a desenvolver múltiplas tendências em casamentos que ganham grande relevância em locais para casamentos pequenos, tais como o retro, o Boho Chic, ou o Shabby Chic , entre outras que aqui haveremos de abordar noutra ocasião

Hoje a ideia é falar do estilo vintage e do bem que combina com locais para casamentos pequenos, pois vive de detalhes que brilham em casamentos mais íntimos e com poucos convidados.

Que detalhes são esses?

Caixas de Madeira

Para além dos móveis, das mesas e cadeiras de madeira, com um ar rústico mas simultaneamente chique, as caixas ou baús de madeira são peças essenciais para uma decoração vintage de locais para casamentos pequenos, podendo servir como cómoda para molduras de fotografias, para pousar louças ou até mesmo como mesas dos doces, por exemplo.

locais para casamentos pequenos

Foto Interiors Online

Aliás, a madeira está muito presente em diferentes objectos, como barris ou caixas mais pequenas, que podem servir para colocar arranjos florais, apoiar livros, etc.

locais para casamentos pequenos

Fotos The Wedding of My Dreams

O ideal era encontrar todos estes objectos antigos nos sótãos da família, pois aí estaria também a poupar, mas no caso de não ter essa sorte pode dirigir-se a feiras e lojas de antiguidades.

Máquinas de escrever antigas

Em quase todas as decorações de casamento vintage encontramos uma ou outra máquina de escrever antiga e muitos livros. Se ainda funcionarem, pode ser também muito giro utilizá-las como livros de honra: deixe folhas de papel em branco junto às mesmas e permita que os seus convidados escrevam as suas mensagens para si e para a sua cara-metade.

locais para casamentos pequenos

Fotos Mariée à tout prix

Malas de viagem antigas

Outras peças comuns na decoração vintage de locais para casamentos pequenos são as malas de viagem antigas.

locais para casamentos pequenos

Foto United With Love

Estas malas podem servir de mero elemento decorativo, empilhadas umas nas outras, ou podem terem outras utilidades: servir de mesas, servir para guardar as lembranças de casamento, albergar fotos e objectos simbólicos dos noivos – tais como fotografias ou postais de locais onde estiveram juntos, que os convidados podem “bisbilhotar” durante a festa – ou até servir de seating plan muito original, contendo cartões com os lugares nas mesas dos convidados.

locais para casamentos pequenos

Foto Lucy Dylan Weddings

As malas de viagem antigas podem ainda servir para os convidados depositarem aí mensagens para os noivos, escritas, por exemplo, numa máquina de escrever antiga!

Loiças antigas

As loiças antigas, bem como latas, vasos e frascos antigos, são também presença quase obrigatória em casamentos vintage, proporcionando combinações românticas com flores ou lousas onde podem escrever, etc.

locais para casamentos pequenos

Foto Love Wed Bliss

locais para casamentos pequenos

Foto Love Wed Bliss

Gaiolas

As gaiolas são cada vez mais utilizadas na decoração e ficam perfeitas em decorações vintage de locais para casamentos pequenos.

locais para casamentos pequenos

Fotos Casamentoclick

locais para casamentos pequenos

Fotos Casamentoclick

Pintadas de branco, douradas ou em ferro, as gaiolas de pássaros podem fazer um grande sucesso na decoração do casamento, quer como arranjos de mesa ou para enfeitar áreas exteriores, etc. Podem também ser decoradas com flores ou outros elementos, como cristais, passarinhos de papel ou de tecido.

locais para casamentos pequenos

Fotos Casamentoclick

locais para casamentos pequenos

Fotos Casamentoclick

Será importante salientar que neste estilo de casamentos muitas vezes é valorizado o ar livre, combinado com um estilo rústico-chique, onde impera a simplicidade e a envolvência da natureza. Daí a menção a todos estes detalhes.

Mas o vintage também pode ser sofisticado, associado nomeadamente à irreverência das grandes festas de Hollywood e aos banquetes refinados, onde os convidados chegam de Rolls-Royce e as mulheres vestem-se de vestidos brilhantes de cinta caída e eles com elegantes smokings. No entanto, nestes casos, geralmente os casamentos acabam por ser maiores e nem sempre se adaptam tão bem a locais para casamentos pequenos.

Entretanto, já aqui falámos da dificuldade em encontrar locais para casamentos pequenos em Portugal, que aceitem casamentos até 50 pessoas, mas graças a uma pesquisa conseguimos reunir algumas opções, embora tenhamos consciência de que com certeza haverá outras mais. Veja aqui o post.

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail