Criar um logótipo para um casamento

By | February 11, 2015

Um monograma ou logótipo com as iniciais dos noivos é uma ideia cada vez mais adoptada em casamentos. Para além de embelezar e personalizar a celebração, criar um logótipo acarreta um significado único: a criação de uma nova família que nasce da união de duas pessoas. Por seu turno, permite criar uma identidade visual que será comum a todos os detalhes do seu casamento.

O ideal é contratar um profissional para criar um logótipo, apesar de existirem diversas soluções online para o poder fazer você mesma gratuitamente. Mas, claro, neste caso o monograma acaba por não ser tão personalizado como uma criação única e exclusiva, já que outras pessoas terão acesso ao mesmo.

No caso de contratar um designer, deverá também tomar algumas decisões e dar-lhe as necessárias indicações para que o resultado seja o que realmente pretende para o seu casamento:

  1. Como gostaria de criar um logótipo? Quer usar a inicial do seu primeiro nome, a inicial do primeiro nome do seu noivo e a inicial do seu novo sobrenome no meio? Ou usar as iniciais dos sobrenomes de ambos, lado a lado? Ou apenas as duas iniciais dos primeiros nomes?
  2. Que estilo quer adoptar? Mais clássico e romântico, rústico ou vintage ou um estilo mais moderno? Que tipo de fonte prefere?
  3. Qual a cor ou cores que quer utilizar? Vai querer criar um logótipo preto e branco ou prefere combinar com a palete de cores da decoração do casamento?
  4. Quer utilizar também alguma imagem ou símbolo que tenha um significado especial?

Depois de criar um logótipo poderá usá-lo como um tema constante em todos os detalhes do casamento: nos convites de casamento e save the date, no plano das mesas, no menu,  nos marcadores de mesa, nas lembranças, nos cartões de agradecimento, na decoração da pista de dança, nos kits das casa de banho, na decoração de doces, nos guardanapos, em saquinhos para a chuva de arroz, etc.

Abaixo ficam alguns exemplos em que os noivos utilizaram o seu monograma para colocar em diversos detalhes dos casamentos.

Para começar, esta ideia giríssima de colocar lenços de papel num envelope. Neste caso, os noivos usaram o seu logótipo ou monograma no envelope. O objectivo é oferecê-los aos convidados para não tere de conter as emoções e chorarem à vontade!

criar logótipo

Foto Fui Buscar a Felicidade… Voltei Casada!

Criar um logótipo permite também personalizar a pista de dança. Não fica fantástico? Aposte na iluminação para dar um brilho especial à sua festa de casamento e pôr os convidados a dançar com todo o estilo e animação.

criar logotipo

Fotos Pinterest

Os monogramas podem também decorar o bolo de casamento. Basta criar um logótipo e adaptá-lo, quer no topo do bolo, desenhado, em madeira ou em qualquer outro material apropriado.

criar logotipo

Fotos Pinterest

E, claro, os monogramas ou logótipos ficam maravilhosamente bem nos convites e em todos os materiais gráficos do casamento.

criar logotipo

Fotos Pinterest

A verdade é que criar logótipo oferece imensas possibilidades ao nível da personalização de todos os itens do casamento. Repare nos pormenores em baixo: na decoração da bebida e dos copos, nas lembranças de casamento, como adorno decorativo da cerimónia e até nas facas para cortar o bolo. Na realidade as possibilidades de aplicação são realmente muitas, o importante é criar um logótipo!

criar logotipo

Fotos Pinterest

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail